domingo, 5 de setembro de 2010

O que é um Hemograma Completo

Hemograma é um exame realizado que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos. O exame é requerido pelo médico para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Vale salientar que a expressão "Hemograma Completo" é de certa maneira redundante, já que todo e qualquer Hemograma (isto é, série vermelha, branca e plaquetária), exceto por erro do laboratório, é completo. As células circulantes no sangue são divididas em três tipos: células vermelhas (hemácias ou eritrócitos), células brancas (ou leucócitos) e plaquetas (ou trombócitos).
Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por Glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³, em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina.
Hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma metaloproteína que contém ferro presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e que permite o transporte de oxigêniopelo sistema circulatório.
Leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas na medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfóides e vários tecidos conjuntivos. Um adulto normal possui entre 3.800 e 9.800 mil leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue. têm a função de combater microorganismos causadores de doenças por meio de sua captura ou da produção de anticorpos. São divididos em:
Neutrófilo - estão envolvidos na defesa contra infecção bacteriana e outros pequenos processos inflamatórios. Também são chamados Micrófagos e são o tipo mais abundante no sangue humano. (45 à 65% no sangue adulto);
Eosinófilos - estão envolvidos nas infecções parasitárias e processos alérgicos. (2 à 4%);
Basófilos - Libera mediadores químicos alérgicos (histamina) (0 à 1%);
Linfócitos - É a célula predominante nas crianças. Em adultos, seu aumento pode ser indício de infecção viral ou, mais raramente, leucemia. (24% a 32%);
Monócitos - Quando estão aumentados indica infecções virais. Os valores são alterados também, após quimioterapia.(4 à 6%);
Plaquetas - é um fragmento de célula presente no sangue que é formado na medula óssea. A sua principal função é a formação de coágulos, participando portanto do processo de coagulação sanguínea. Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mm³ de sangue. Sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose.
O Hemograma assim como todos os outros exames, deve ser solicitado pelo médico. A principal função dos exames de laboratório é auxiliar no diagnóstico da doença.

2 comentários:

  1. Bom dia BETo ; Adorei td aqui sua iniciativa foi ótima ; tenho certeza que já ajuda e vai ajudar ainda mais pessoas.... Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Arethusa, é sempre uma honra ajudar as pessoas, obrigado pelo elogio.Desejo muita sorte à você e perseverança no seu trabalho.

    ResponderExcluir