domingo, 22 de agosto de 2010

Carnaúba a árvore da vida

A carnaúba, cujo nome científico é Copernicia prunifera, deriva do Tupi e significa árvore que arranha. É encontrada no nordeste brasileiro, principalmente nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Essa planta típica produz cera em suas folhas, um tipo de lipídeo capaz de evitar a perda da umidade através de transpiração em razão de o clima do local onde se encontram ser muito quente. Ela é conhecida também como “Árvore da vida”, sua planta atinge cerca de 15 metros de altura, os frutos se formam em cachos. Solos argilosos e margens de rios, salinidade alta são algumas das características suportáveis pela carnaúba. Mesmo sofrendo estresse hídrico, essas plantas conseguem resistir às adversidades da caatinga.
Por tratar-se de uma planta adaptada ao clima semi-árido, a Carnaúba oferece possibilidades de atividades econômicas mesmo durante o período de estiagem, tratando-se portanto de importante alternativa na composição da renda familiar das comunidades rurais.
A cera da Carnaúba é utilizada em indústrias alimentícias, em produtos automotivos como lubrificantes, em cosméticos e também por surfistas, que preferem usar em suas pranchas.













Carnaubeira (Copernicia prunifera )

Nenhum comentário:

Postar um comentário