domingo, 24 de outubro de 2010

O "Mosquito" da banana

Sabe quando um cacho de bananas na fruteira fica cheio daqueles pequeninos mosquitos, na verdade não se trata de mosquitos e sim, de uma mosca, a Drosophila, que é muito pequena fazendo confusão com o mosquito. Durante muito tempo as drosófilas foram conhecidas como moscas-das-frutas, entretanto essa nomenclatura já não é mais utilizada por referir-se mais apropriadamente às moscas da famíliaTephritidae, que causam prejuízo aos fruticultores. As drosófilas se alimentam de leveduras em frutos já caídos em início de decomposição, e portanto não causam prejuízo. Algumas espécies se alimentam em outros substratos como cactáceas, também em início de decomposição, eguano de morcego, entre outros.Dentre todas as espécies do gênero, a mais conhecida é a Drosophila melanogaster. Esta espécie foi usada como modelo em pesquisas que contribuiram para o desenvolvimento de importantes conceitos de Genética. O Gênero Drosophila é formado por um grande número de espécies de pequenas moscas. Atualmente há cerca de duas mil espécies descritas no gênero.

Drosophila melanogaster

13 comentários:

  1. Eu gostaria de saber como nascem as moscas das frutas. Tenho a impressão que nascem das frutas mesmo, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas devem depositar os ovos nas frutas e daí nascem as larvas nelas mesmas..

      Excluir
    2. Esses animais se reproduz a cada 12 dias aproximadamente gerando até 200 descendentes, mas não existe local específico.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. nao fico bém claro o texto mas o verme ele causa alguma doença para o consumidor da fruta ou é que nem o bixo da goiaba ?

    ResponderExcluir
  4. Os bichinhos que aparecem dentro das frutas são larvas de insetos que depositaram seus ovos na parte externa dessas frutas; essas larvas penetram nas frutas para se desenvolverem. Os mosquitinhos da banana nascem na casca, isto é, em algum local antes de virem para nossa casa as bananas foram "visitadas" por moscas que depositaram seus ovos sobre as cascas; esses ovos ficam alguns dias à espera de um local quente para eclodirem e, em casa, ao serem guardadas em uma fruteira ou sobre um móvel em temperatura não muito baixa, rompem-se dando origem aos "mosquitinhos"

    ResponderExcluir
  5. Você quis dizer em temperatura alta. Não muito baixa ok?

    ResponderExcluir
  6. Ok desculpe. Depois vi temperatura não muito baixa. Na verdade só aparecem quando a banana já está ficando passada. É meio estranho o aparecime tô. Quando a fruta ainda não está passada elas não aparecem. Talvez deve ter alguma reação com alguma substância que têm na casca mais passada.

    ResponderExcluir
  7. Aqui tem um.monte de mosquitinhos iguais os de banana mas quando vc mata tem sangue. E picam. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Se lavarmos as bananas com água, conseguiremos acabar com os ovos, evitando o "nascimento" desses mosquitinhos tão desagradáveis?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir