Dengue é uma enfermidade causada por um arbovírus (vírus que é essencialmente transmitido por um mosquito), da família Flaviviridae, gênero Flavivírus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A dengue tem como hospedeiro vertebrado o homem e primatas, mas somente o primeiro apresentam manifestações clínicas da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos primatas a viremia é baixa e de curta duração.  O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue.  A transmissão se faz pela picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus,  pois o macho se alimenta apenas de seiva de plantas. No Brasil, ocorre na maioria das vezes por Aedes aegypti. Após um repasto de sangue infectado, o mosquito está apto a transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca. A transmissão mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro susceptível próximo. Um único mosquito desses em toda a sua vida (45 dias em média) pode contaminar até 300 pessoas. A classificação 1, 2, 3 ou 4 não tem qualquer relação com a gravidade da doença, diz respeito à ordem da descoberta dos vírus. Cerca de 90% dos casos de dengue hemorrágica ocorrem em pessoas anteriormente infectadas por um dos quatro tipos de vírus. Seus sintomas são:
Dengue Clássica
 Febre alta com início súbito.
 Febre alta com início súbito. Forte dor de cabeça.
 Forte dor de cabeça. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
 Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite.
 Perda do paladar e apetite. Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
 Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores. Náuseas e vômitos·
 Náuseas e vômitos· Tonturas.
 Tonturas. Extremo cansaço.
 Extremo cansaço. Moleza e dor no corpo.
 Moleza e dor no corpo. Muitas dores nos ossos e articulações.
 Muitas dores nos ossos e articulações. 
Dengue Hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
 Dores abdominais fortes e contínuas.
 Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes.
 Vômitos persistentes. Pele pálida, fria e úmida.
 Pele pálida, fria e úmida. Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
 Sangramento pelo nariz, boca e gengivas. Manchas vermelhas na pele.
 Manchas vermelhas na pele. Sonolência, agitação e confusão mental.
 Sonolência, agitação e confusão mental. Sede excessiva e boca seca.
 Sede excessiva e boca seca. Pulso rápido e fraco.
 Pulso rápido e fraco. Dificuldade respiratória.
 Dificuldade respiratória. Perda de consciência.
 Perda de consciência. 
 
 Lesões causadas pela larva migrans
 Lesões causadas pela larva migrans